quinta-feira, 12 de janeiro de 2012

CONSTRUÇÃO, DECAMERÃO & O FIM DO MUNDO



Início de 2012... Mais um ano, que como tudo nessa vida, caminha para um término. E este pode chegar a um fim, literalmente – que o diga a quantidade de programas científicos sobre o “Efeito Nostradamus”, o “Apocalipse” e o “Calendário Maia”.

Eu me encontro aqui, na sacada, fumando meu cigarrinho após meu cafezinho (me desculpem a posição politicamente incorreta). Encontro-me no cigarrinho, a observar um prédio em construção. Quanto trabalho, com os homens e maquinários, muitas vezes encobertos pelos andaimes da construção, no levantar do edifício.

Enquanto queima o cigarrinho, lembro-me dos Andaimes do Real. Do trabalho de nós, homens, a construir um Mundo Humano recheado de nossa Realidade. Pois que a Realidade é isto: um recheio feito para ser o mais delicioso e imperceptível ao mesmo tempo. Paradoxo? Creio que não. Absurdo seria o mais correto.

Enquanto queima o cigarrinho, lembro-me do Decamerão de Boccaccio, com seus dez personagens a inventar uma fuga contra a peste que assola a Europa lá pelos idos do século XIV. Para escapar do Fim do Mundo daqueles tempos, os dez jovens se põem a andar para o mais distante possível, a passear por luxúrias e relações humanas secretas e íntimas, narradas através de cem novelas. A introdução traz a marca do desespero e da desesperança, com as páginas coloridas por uma podridão fétida. O Absurdo é que o livro foi lançado, em plena idade média, refletindo a crise das rígidas concepções morais do mundo religioso – o fim da picada, mais precisamente, o Fim do Mundo.

Em retorno ao século XXI, vejo nos noticiários uma miscelânea de caos que vai da extinção da Cracolândia, passa pela crise profissional dos “flanelinhas”, contém os desabamentos eternos do mês de janeiro, em decorrência das chuvas, e – poder-se-ia apontar – fecha com chave de ouro com o lançamento de mais uma edição do mesmo reality show de sempre.

Acabou o cigarrinho... Fim do Mundo?!?

O Mundo vai acabar em 2012?!?
Acho que não!!!
Talvez o Mundo já tenha acabado e esqueceram de nos avisar!!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário